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Victor Barboza

Autor: Victor Barboza

Conheça 10 movimentos criados para ajudar os pequenos negócios na crise do Coronavírus

7/4/2020 - Salto - SP

Os impactos econômicos causados em função do Coronavírus já são mais do que notáveis. Com o isolamento social, inúmeros estabelecimentos precisaram fechar suas portas e suspender boa parte de suas atividades. Isso acabou gerando um impacto muito grande em boa parte dos pequenos negócios e dos negócios locais.

Confira o artigo que fiz com dicas para a gestão de pequenos negócios para os momentos de crise.

Apesar de serem pequenos, quando analisamos todos eles em conjunto, vemos a importância que eles representam para a Economia. De acordo com o SEBRAE, os pequenos negócios representam 27% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Mais do que isso, estes negócios empregam 52% da mão de obra formal do país e respondem por 40% da massa salarial brasileira.

Para você entender o grau do impacto deste momento atual nestes negócios, o SEBRAE fez um levantamento mostrando que 89% das micro e pequenas empresas já observam uma queda no faturamento e 36% dos empreendedores precisarão fechar o negócio permanentemente, em 1 mês, caso as restrições adotadas durem muito tempo.

Visto a importância destes negócios e os impactos que eles estão sofrendo, surge a importância de os valorizarmos. Pensando nisso, listamos abaixo algumas iniciativas que foram criadas:

O Contagiante.me foi criado no dia 15 de março de 2020, pela Fair&Sale, hub de negócios criativos, gastronomia e cultura, para apoiar pequenos negócios afetados pela crise causada pelo Coronavírus. São divulgados pequenos negócios, seus produtos e como comprar, além de conteúdos.

O movimento #cotovelosdados foi criado pela mentora e consultora em empreendedorismo consciente, Elisangela Baptista, como uma comunidade que visa fomentar os pequenos e médios negócios da Região Metropolitana de Campinas.

O movimento foi criado pelo portal Campinas.com.br com o intuito de incentivar a compra de produtos e serviços do pequeno negócio, localmente, para distribuição do dinheiro de forma mais igualitária neste período de crise. O movimento junto os conceitos do #CompredoPequenoNegócio, do Sebrae, e do #CompreNoSeuBairro. O alvo são os pequenos negócios da cidade de Campinas/SP.

A iniciativa foi desenvolvida pela Cora, um fintech que oferece conta digital para empresas. No portal Compre dos Pequenos, as empresas se cadastram e vendem seus voucher, que poderão ser utilizados em compras futuras por parte de quem adquirí-los. Não é cobrada nenhuma taxa, e o valor do voucher é repassado de forma integral para a empresa.

Trata-se de uma plataforma onde os pequenos negócios cadastram seus produtos e serviços, para que as pessoas interessadas entrem em contato para comprá-los.

Trata-se de uma iniciativa da empresa Todos Cartões, que oferece gifts cards, listas de presentes e cartões corporativos. No portal Todos Presentes, os pequenos negócios se cadastram para vender cartões presentes para serem usados em seus estabelecimentos.

Trata-se de uma iniciativa da Heineken, na qual bares e restaurantes se cadastram. Os clientes adquirem voucher para serem usados futuramente nestes estabelecimentos, quando estiverem reabertos. O grupo Heineken irá repassar uma contribuição ao bar/restaurante no mesmo valor do voucher adquirido.

A iniciativa foi desenvolvida pela Stella Artois e alguns parceiros na qual bares e restaurantes se cadastram e vendem voucher para serem usados quando estiverem reabertos. O crédito deste voucher terá o dobro do valor para ser utilizado, em função dos recursos que a Stella Airtois está destinando para os estabelecimentos.

A Fintech Ebanx criou uma plataforma para que os negócios criem suas lojas online e comecem a vender.

A Magazine Luiza criou a plataforma Parceiro Magalu para que pequenos negócios cadastrem seus estoques de produtos no site e no aplicativo da gigante varejista. Há também uma solução para pessoas físicas que quiserem receber comissões por vendas realizadas.

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